Nossa causa

O INÃ foi criado por pessoas que tem trabalhos há cerca de dez anos voltados para pescadores(as) artesanais, catadores(as) de materiais recicláveis, juventude e agricultores(as) familiares. Nesse período, todos perceberam a falta de entidades e instituições que promovam o acompanhamento necessário para o desenvolvimento organizacional destes grupos.

Com essa preocupação, várias reuniões aconteceram para discutir formas de apoio a estes grupos, bem como de cada indivíduo, os quais, de maneira voluntária, colocariam-se à disposição dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo INÃ. O Instituto é formado por Biólogos, Pedagogos, Advogado, Letrada, dentre outros profissionais. Todos profissionais voltados prioritariamente à formação e capacitação técnica dos associados das cooperativas e associações, dentre outras atividades relacionadas.

Antes do Instituto se constituir como pessoa jurídica, mas ainda em forma de grupo organizado, os voluntários ministravam cursos gratuitos sobre Cooperativismo Solidário, ordenamento pesqueiro, Direitos Humanos e Seguridade Social, dentre outros. Desta forma, já possuem um histórico respeitável na colaboração com a organização social das entidades e na produção e promoção de conhecimento sobre os direitos e deveres de cada grupo.