Ração artesanal para piscicultura em Bragança(PA)

Ração-Artesanal-para-Piscicultura

O projeto tem como objetivo a produção de ração artesanal, feita a partir de frutos encontrados na comunidade. A produção é realizada principalmente por mulheres agricultoras.
Ao inserir essa atividade econômica como opção para essas mulheres, promovemos a igualdade de gênero e do mundo do trabalho dentro da agricultura familiar além de promover a oportunidade de aumento de renda e protagonismo social para muitas destas mulheres. O projeto também visa diminuir situações de violência de gênero, entre outras, onde as mulheres dependem de seus parceiros e por vezes, em situação de risco.
As mulheres trabalharão em rede tanto para participar das formações e capacitações do projeto, quanto para atuarem na comercialização da ração artesanal.

Inclusão social e produtiva dos catadores
de materiais recicláveis em Bragança(PA)

DSC_4735-1

O INÃ, com incentivo do BASA (Banco da Amazônia S.A.), atua no projeto de inclusão social e produtiva da Cooperativa de Catadores(as) de Materiais Recicláveis dos Caetés (Coomarca) através da produção do sabão artesanal.

A matéria prima utilizada é o óleo de cozinha que antes seria descartado causando danos irreparáveis e agora pode ser coletado pela Cooperativa e transformar a vida dos catadores e catadoras.

O projeto visa não só a conscientização sobre o descarte do óleo de cozinha como também, e principalmente, trazer as pessoas antes “invisíveis” aos olhos da comunidade a serem mais respeitados pela sociedade e se sentirem mais capacitados e valorizados. Além da produção do sabão o INÃ realizou oficinas de formação como o curso de alfabetização.

“Paneiro do Mangal”: Viabilizando o escoamento de produtos extrativistas da reserva extrativista marinha Caeté-Taperaçu

Paneiro-do-mangal

Um dos objetivos é viabilizar um sistema de apoio ao transporte e comercialização para que as comunidades extrativistas possam vender seus produtos diretamente nos centros urbanos, sem atravessadores, garantir-lhes renda justa e melhores condições para enfrentar os impactos causados pela pandemia.

Biblioteca comunitária do Chaú

WhatsApp Image 2023-01-09 at 16.33.30

Esse projeto surgiu da idéia de uma moradora local, Andréa, que realiza um reforço escolar voluntariamente para as crianças de uma comunidade bem afastada chamada Chaú.
O INÃ , a pedido da Andréa , estruturou um projeto para que fosse possível uma melhor organização do espaço e dos materiais. É realizada uma campanha desde setembro até dezembro junto a cidades próximas para a arrecadação desses materiais que, são destinados ao reforço dessas crianças.
Como o projeto ainda não foi aprovado, o INÃ e a comunidade continuam contando apenas com as doações.

Problemas Modernos , Soluções Ancestrais: saneamento ecológico integrando e fortalecendo as comunidades tradicionais em Bragança -PA

WhatsApp Image 2023-01-10 at 10.11.07

O Projeto Problemas Modernos , Soluções Ancestrais: saneamento ecológico integrando e fortalecendo as comunidades tradicionais no município de Bragança -PA, tem como objetivo proporcionar o fortalecimento dos grupos tradicionais através da reflexão da sua relação com o território Tendo como base a valorização dos pescadores (as) artesanais como populações tradicionais e o reconhecimento; reforçando a valorização da participação da mulher nos espaços.
Debatendo e discutindo a importância da participação social e a proteção do território como garantia de direitos. Propor como solução viável para falta de saneamento básico a implementação e difundisão da tecnologia social das Bacias de evapotranspiração-BETs e sensibilização quanto a destinação e uso de resíduos sólidos orgânicos e o reaproveitamento da água, utilizando técnicas da permacultura adaptadas a realidade local que promovam melhorias na qualidade de vida de populações vulneráveis da região bragantina.

Mulheres Artesãs da Vila Que Era e o fortalecimento das suas Ancestralidades.

WhatsApp Image 2023-01-10 at 10.44.34

Fortalecer a autonomia das mulheres artesãs da Vila Que Era, através do apoio a produção de biojoias. Além disto o projeto também atende a demanda de aumento do atual espaço de trabalho das mulheres com a reforma de uma área para a produção do artesanato e exposição do produto para comercialização, melhorando desta forma a renda e valorização destas mulheres.

Lei Aldir Blanc Pará

O instituto Nova Amazônia – INÃ, com o compromisso de desenvolver e projetar atividades que valorizam a memória e a história cultural do nosso povo, extremamente prejudicadas com o isolamento social causado pela pandemia da covid-19, atendeu a convocação pública da Lei Aldir Blanc Pará 2020.

Dessa forma o INÃ, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, torna público os Editais de inscrição e seleção de propostas culturais nos segmentos de “Museus e Memoriais” e “Patrimônio Cultural Material”.

REFLEXÕES EM DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL


O Instituto Nova Amazônia foi um dos selecionados do Programa Reflexões em Desenvolvimento Institucional, do Itaú Social que tem como propósito contribuir para a reflexão estratégica sobre o processo de desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil de base comunitária. Que Visa também a reflexão estratégica sobre a atuação e identidade institucional de OSCs e a troca de conhecimento entre pares.

4º Programa Futuro Bem Maior

O INÃ foi uma das OSC´s selecionadas para fazer parte da 4° edição do Programa Futuro Bem Maior: que tem como objetivo impulsionar o impacto social positivo regional, através do incentivo e apoio ao protagonismo de organizações sociais e de coletivos de pessoas físicas que atuam em prol do desenvolvimento socioeconômico e cultural de comunidades em situação de vulnerabilidade, o que o faz mediante a doação de recursos financeiros, assessoria técnica e promoção de capacitação gerencial a essas organizações.

Mulheres Artesãs da Vila Que Era e a Defesa do Território

Edital Floresta em Pé da Rede Transformar Fortalecer a autonomia das mulheres artesãs da Vila Que Era no apoio a produção de biojoias que mantem a floresta em pé, através do manejo sustentável.

Para isto pretendemos realizar ações que se complementem a este objetivo tais como cursos de formação e rodas de conversa, além da compra de insumos para produção de artesanato. Projetos que atuam com o intuito de diminuir a grande invisibilidade no  que se refere a participação feminina na agricultura e nos espaços democráticos de  construção e debates sobre políticas pesqueiras são de extrema relevância para as  populações tradicionais. Pretendemos promover o equilíbrio e a manutenção da  qualidade de vida dos povos extrativistas. Pretendemos fortalecer mulheres do nosso território promovendo o engajamento e envolvimento das mulheres de comunidades extrativistas, pois acreditamos que a construção do desenvolvimento socioambiental, numa acepção ampla, tem como uma de suas dimensões, promover a equidade de gênero.

PROJETO BIO-INSPIRAÇÃO:
MONITORAMENTO TERRITORIAL E CRIAÇÃO BIOMIMÉTICA EM
FLORESTAS DE MANGUEZAL NO ESTUÁRIO AMAZÔNICO

O presente projeto propõe monitoramento do ecossistema feito pelas populações locais, a partir da observação da natureza biológica, no sentido de produzir inovações sustentáveis a partir da lógica dos seres vivos, preservando os biomas e ecossistemas amazônicos e criando uma forma de monitoramento própria, desenvolvendo estratégias de comunicação e consequentemente melhorando a governança territorial.
Biomimetismo é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, suas estratégias e soluções significa “imitação da vida” (bio = vida; mimetismo = imitação). Essa área aborda conhecimentos multidisciplinares, desde a biologia, química e física até a matemática, arquitetura e design.

IDEC: FORTALECIMENTO DE CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS BRAGANÇA-PA

Pretendemos com esse projeto combater as injustiças ambientais que são praticadas contra populações vulnerabilizadas, especificamente os (as)catadores (as) de materiais recicláveis de Bragança, nordeste do Pará-Amazônia. O projeto será realizado na cidade de Bragança-PA, interior do estado, onde temos pouco acesso a leis de incentivo e políticas públicas de cultura em geral. Entendemos que os (as) catadoras de materiais recicláveis são agentes importantes na cadeia produtiva de resíduos sólidos, porém são extremamente invisibilizados e marginalizados, vivendo em situação de desigualdade social e explorados dentro do mercado da reciclagem.

Entre em contato conosco

Gostaria de contribuir de alguma maneira com a nossa iniciativa?

Dentro do INÃ, buscamos uma melhoria contínua nos processos da instituição e sempre estaremos abertos a te ouvir!
Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?
Entre em contato através deste formulário:

© 2021 – Instituto Nova Amazônia – Instituto Inã. Todos os direitos reservados.