O projeto tem como objetivo a produção de ração artesanal, feita a partir de frutos encontrados na comunidade. A produção é realizada principalmente por mulheres agricultoras.
Ao inserir essa atividade econômica como opção para essas mulheres, promovemos a igualdade de gênero e do mundo do trabalho dentro da agricultura familiar além de promover a oportunidade de aumento de renda e protagonismo social para muitas destas mulheres. O projeto também visa diminuir situações de violência de gênero, entre outras, onde as mulheres dependem de seus parceiros e por vezes, em situação de risco.
As mulheres trabalharão em rede tanto para participar das formações/capacitações do projeto, quanto para atuarem na comercialização da ração artesanal.
O INÃ, com incentivo do BASA (Banco da Amazônia S.A.), atua no projeto de inclusão social e produtiva da Cooperativa de Catadores(as) de Materiais Recicláveis dos Caetés (Coomarca) através da produção do sabão artesanal.
A matéria prima utilizada é o óleo de cozinha que antes seria descartado causando danos irreparáveis e agora pode ser coletado pela Cooperativa e transformar a vida dos catadores e catadoras.
O projeto visa não só a conscientização sobre o descarte do óleo de cozinha como também, e principalmente, trazer as pessoas antes “invisíveis” aos olhos da comunidade a serem mais respeitados pela sociedade e se sentirem
mais capacitados e valorizados. Além da produção do sabão o INÃ realizou oficinas de formação como o curso de alfabetização.
Um dos objetivos é viabilizar um sistema de apoio ao transporte e comercialização para que as comunidades extrativistas possam vender seus produtos diretamente nos centros urbanos, sem atravessadores, garantir-lhes renda justa e melhores condições para enfrentar os impactos causados pela pandemia.
Esse projeto surgiu da idéia de uma moradora local, Andréa, que realiza um reforço escolar voluntariamente para as crianças de uma comunidade bem afastada chamada Chaú.
O INÃ , a pedido da Andréa , estruturou um projeto para que fosse possível uma melhor organização do espaço e dos materiais. É realizada uma campanha desde setembro até dezembro junto a cidades próximas para a
arrecadação desses materiais que, são destinados ao reforço dessas crianças.
Como o projeto ainda não foi aprovado, o INÃ e a comunidade continuam contando apenas com as doações.
Dentro do INÃ, buscamos uma melhoria contínua nos processos da instituição e sempre estaremos abertos a te ouvir!
Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?
Entre em contato através deste formulário:
© 2021 – Instituto Nova Amazônia – Instituto Inã. Todos os direitos reservados.