Ração artesanal para piscicultura em Bragança(PA)

Ração-Artesanal-para-Piscicultura

O projeto tem como objetivo a produção de ração artesanal, feita a partir de frutos encontrados na comunidade. A produção é realizada principalmente por mulheres agricultoras.
Ao inserir essa atividade econômica como opção para essas mulheres, promovemos a igualdade de gênero e do mundo do trabalho dentro da agricultura familiar além de promover a oportunidade de aumento de renda e protagonismo social para muitas destas mulheres. O projeto também visa diminuir situações de violência de gênero, entre outras, onde as mulheres dependem de seus parceiros e por vezes, em situação de risco.
As mulheres trabalharão em rede tanto para participar das formações/capacitações do projeto, quanto para atuarem na comercialização da ração artesanal.

Inclusão social e produtiva dos catadores
de materiais recicláveis em Bragança(PA)

DSC_4735-1

O INÃ, com incentivo do BASA (Banco da Amazônia S.A.), atua no projeto de inclusão social e produtiva da Cooperativa de Catadores(as) de Materiais Recicláveis dos Caetés (Coomarca) através da produção do sabão artesanal.

A matéria prima utilizada é o óleo de cozinha que antes seria descartado causando danos irreparáveis e agora pode ser coletado pela Cooperativa e transformar a vida dos catadores e catadoras.

O projeto visa não só a conscientização sobre o descarte do óleo de cozinha como também, e principalmente, trazer as pessoas antes “invisíveis” aos olhos da comunidade a serem mais respeitados pela sociedade e se sentirem
mais capacitados e valorizados. Além da produção do sabão o INÃ realizou oficinas de formação como o curso de alfabetização.

“Paneiro do Mangal”: Viabilizando o escoamento de produtos extrativistas da reserva extrativista marinha Caeté-Taperaçu

Paneiro-do-mangal

Um dos objetivos é viabilizar um sistema de apoio ao transporte e comercialização para que as comunidades extrativistas possam vender seus produtos diretamente nos centros urbanos, sem atravessadores, garantir-lhes renda justa e melhores condições para enfrentar os impactos causados pela pandemia.

Biblioteca comunitária do Chaú

biblioteca-1

Esse projeto surgiu da idéia de uma moradora local, Andréa, que realiza um reforço escolar voluntariamente para as crianças de uma comunidade bem afastada chamada Chaú.
O INÃ , a pedido da Andréa , estruturou um projeto para que fosse possível uma melhor organização do espaço e dos materiais. É realizada uma campanha desde setembro até dezembro junto a cidades próximas para a
arrecadação desses materiais que, são destinados ao reforço dessas crianças.
Como o projeto ainda não foi aprovado, o INÃ e a comunidade continuam contando apenas com as doações.

Entre em contato conosco

Gostaria de contribuir de alguma maneira com a nossa iniciativa?

Dentro do INÃ, buscamos uma melhoria contínua nos processos da instituição e sempre estaremos abertos a te ouvir!
Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?
Entre em contato através deste formulário:

© 2021 – Instituto Nova Amazônia – Instituto Inã. Todos os direitos reservados.